quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Netaim, Terra dos Oleiros

"Eles eram oleiros que trabalhavam para o Rei e moravam nas cidades de Netaim e Gedera". (I Cron. 4,23)



Cientistas pensam em ter finalmente encontrado a real localização de uma cidade mencionada na Bíblia chamada Netaim .

Com base em sua proximidade a uma outra cidade bíblica, e ruínas arqueológicas que datam do período bíblico do rei Davi, os investigadores pensam que Netaim poderia ter sido localizada no moderno sítio de Khirbet Qeiyafa, em Israel.

Khirbet Qeiyafa contém as ruínas de uma antiga cidade fortificada no alto de uma colina com vista para o Vale de Elah. Cacos de cerâmica e caroços de azeitona queimados datam o sítio em cerca de 1.000 a.C. A maioria dos estudiosos pensam que o Rei Davi governou durante este tempo.

Arqueólogos tinham anteriormente associado Khirbet Qeiyafa com a cidade bíblica de Sha'arayim, que significa "duas portas", por causa da descoberta de duas portas nas ruínas da fortaleza e também porque Sha'arayim estava associada na Bíblia com o Rei Davi. Mas agora pesquisadores afirmam que este sítio é realmente Netaim, uma cidade mencionada no livro de I Cr.4,23 na Bíblia Hebraica, ou Antigo Testamento.

"Os habitantes de Netaim foram oleiros que trabalharam a serviço do rei e habitavam um importante centro administrativo, perto da fronteira com os filisteus", Disse Gershon Galil, professor de estudos bíblicos da Universidade de Haifa em Israel.

Galil pensa que Netaim foi localizada em Khirbet Qeiyafa em parte porque este está perto do moderno sítio de Khirbet Ğudraya, também perto do Vale de Elah, que foi identificado como a cidade bíblica de Gedera. Ambos Gedera e Netaim foram mencionados no mesmo versículo da Bíblia, 1 Crônicas 4:23: "Estes eram oleiros e habitantes de Netaim e de Gedera; moravam ali com o rei para o servirem.”(ARA)

Netaim é mencionada apenas uma vez na Bíblia, e até agora permanecia não identificada.

Em pesquisa relacionada, Galil recentemente decifrou um texto escrito num caco de cerâmica encontrada em Khirbet Qeiyafa, e descobriu que era o exemplo mais conhecido da escrita hebraica.

"Os achados arqueológicos neste sítio, a descoberta da inscrição hebraica mais antiga e a mais importante a ser encontrada até agora, e a compreensão, baseada no texto bíblico, que os membros da Tribo de Judá habitavam a cidade e trabalhavam no serviço do rei, testificam Khirbet Qeiyafa - Netaim – como sendo um importante centro administrativo da região fronteiriça do Reino de Israel durante o período do reinado do Rei David ", disse Galil.

Em 1Crônicas 4.23. Eles eram oleiros e habitavam em Netaim e em Gederá, perto do rei, para quem trabalhavam.
A localização desta cidade permanecia como um mistério. No entanto, segundo a Universiade de Haifa (Israel), um de seus pesquisadores, Gershon Galil, identificou a atual Khirbet Qeiyafa como “Neta’im” (ou Netaim). Galil acha que "os habitantes de Neta’im eram oleiros que trabalhavam a serviço do rei e moravam num importante centro administrativo próximo da fronteira com os filisteus".

Khirbet Qeiyafa fica no vale de Elá. As escavações conduzidas pelos professores Yosef Garfinkel e Saar Ganor dataram o sítio do início do século 10, especificamente no tempo do rei Davi. Uma inscrição em hebraico num pote ali encontrado foi recentemente decifrado por Galil e indica a presença de escribas e de um alto nível cultural na cidade.

A genealogia da tribo de Judá é registrada em 1Crônicas 4. O último verso (23) menciona duas importantes cidades: Gederá e Netaim, que eram centros administrativos, uma vez que eram ocupadas por pessoas que trabalhavam a serviço do rei. Gederá foi identificada com Khirbet G(udraya, perto do vale de Elá, mas Netaim permanecia sem identificação.

Galil, para sua identificação, se baseou na proximidade de Khirbet Qeiyafa com a bíblica Gederah/Khirbet G(udraya, nos achados arqueológicos e no nome preservado da vizinha Khirbet En-Nuweiti. Segundo ele, a existência deste centro administrativo fortificado relativamente longe do centro do reino testemunha o conflito que surgiu entre os israelitas e os filisteus após a vitória de Davi sobre a Casa de Saul, quando todas as tribos de Israel foram unificadas sob a sua liderança. "Trata-se de mais uma prova do amplo e poderoso reinado durante os dias do rei Davi", disse Galil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.