sexta-feira, 22 de julho de 2016

Maria, uma Mulher Virtuosa!

A natureza os oferece algumas raridades de pedras preciosas, tais como: a Ágata, a Ametista, as Safiras, os Diamantes e as Turmalinas entre outras e uma chama a atenção, Alexandrite (Glória a Deus). Mas a profecia da mãe de um rei desconhecido chamado Lamuel se refere a uma pedra preciosa chamada Rubi, também apelidada de “O rei das pedras”. A palavra Rubi vem do latim “Ruber” que significa vermelho. O Rubi ocupa o terceiro lugar no pódio da pedras preciosas, perdendo apenas para a Turmalina em primeiro e o Diamante em segundo.

Talvez a mãe do rei Lamuel não conhecesse outra pedra preciosa ou naqueles dias não se tinha descoberto outra além do Rubi.

Vejo uma sabedoria imensa nas palavras escritas em Provérbios 31:10, em comparar uma mulher com todas as características e raridades de uma pedra de extremo valor, pois a bíblia está recheada de mulheres Rubis que mudaram o contexto em que viveram.

ALGUNS BONS EXEMPLOS DE MULHERES

O livro Sagrado nos conta pouco da vida de algumas grandes mulheres valorosas que nos mostraram que seus valores eram com toda certeza muito superior ao valor de muitos Rubis. Então vejamos algumas grandes raridades.

- DÉBORA, A PROFETIZA.

Essa mulher mesmo já de idade avançada foi para guerra junto com Baraque e a vitória veio, e quem matou o grande inimigo de Israel foi também uma mulher.

- RUTE, A MOABITA.

Essa mulher era de uma terra maldita e teve coragem de deixar suas raízes e crer no Deus que sua sogra Naomi falava todos os dias. Venceu e marcou a história.

- ESTER, A RAINHA.

Ela foi a escolhida entre tantas para se assentar ao lado de Asuero e ser a protagonista de uma história maravilhosa, que acabou por salvar muitas vidas.

- ANA, A DESPREZADA.

Hanna mesmo sendo trocada por uma segunda esposa acreditou que suas lágrimas seriam ouvidas por Deus na casa de Deus, e assim ela foi em busca de seu sonho maior, e Deus lhe deu um filho e seu nome foi Shamuel.

Faltaria me tempo e papel para descrever as qualidades das mulheres acima citada e outras tantas como Hagar, Sulamita, Raabe, e outras que não tem seus nome mencionados, como a viúva de Sarepta, a empregada de Naamã, ou a mulher do fluxo de sangue. Mas aprouve a Deus escolher para essa mensagem uma outra que também com toda certeza teve seu valor grandemente superior ao de milhares e milhares de Rubis. Então preste muita atenção no que vem por aí.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA MULHER VALOROSA

- A PROFECIA DE SIMEÃO

Lucas, 2:34,35 – “E Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel e para sinal que é contraditado, (e uma espada transpassará também a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.”

Maria sofreu ao ouvir um profeta de Deus lhe dizer que ela sentiria angustia aguda no ministério de seu amado filho, mas contudo guardou em seu coração tais palavras. Assim é uma mulher virtuosa, valorosa, ela sabe que o sofrimento pode vir, mas não se esquece que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã. Ela sabia que mesmo com todo sofrimento ela se dedicou a fazer a obra do Eterno, ela se esforçou e uma mulher como ela deve a todo custo levar as angustias da vida mas sempre na presença do Senhor.

- A TENTATIVA DE MATAREM JESUS

Mateus, 2: 13 – “E, tendo-se eles retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga, porque Herodes há de procurar o menino para o matar.”

José acorda de uma revelação e diz para sua esposa: Herodes vai tentar matar nosso filho! Agora imagine a agonia que invadiu o coração de Maria ao saber que o rei de Roma iria tentar contra o seu pequeno filho?

Mas nada disso a fez reclamar, murmurar, ou desistir ou muito menos cair em prantos, mas acredito que Maria se levantou e disse: Ninguém tocará em Jesus! Sem dúvida esta Maria era uma mulher valorosa. Por isso minha amada irmã, saiba que vão tentar matar seus sonhos, vão tentar destruir seu casamento, vão tentar matar seus filhos, mas se apegue a sua fé em Jesus, pois só Ele pode nos dar vitória.

- JESUS PERDIDO 

Lucas, 2: 43 – “E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não souberam seus pais.”

Uma passagem que com certeza precisamos meditar muito. Involuntariamente José e Maria perderam seu filho, e o pior, eles perderam o filho do Eterno, o Salvador da humanidade. E agora? Como iriam dar conte de Jesus para com Deus? No versículo 48 vemos Maria mostrar um pouco de seu sofrimento em tê-lo perdido.

No entanto eles mesmo tendo perdido Jesus resolveram fazer algo, e não ficarem chorando. Maria começou a procurar o menino entre a multidão, mesmo chorando ela continuava, e não o achando ela decide junto José voltar a Jerusalém, até que encontraram o menino. Assim a mulher que tem o seu valor excedido ao do rubi não pode ficar chorando pela casa, deve erguer a cabeça e ir em busca da solução, e sem dúvida a solução é e sempre foi Jesus.

- A NOTÍCIA DA PRISÃO DE JESUS

Mateus, 26: 57 – “E os que prenderam Jesus o conduziram á casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam.”

Logo após a prisão do Senhor a notícia chega a sua mãe. Alguém vai até Maria e lhe diz: Prenderam o Mestre, Jesus, teu filho!

Naquela hora um fino punhal a transpassou o peito, pois ainda não seria a espada dita por Simeão. E então Maria sai correndo mas ela não consegue chegar até onde Jesus estava e luta de todas as maneiras, pois em seu coração uma dor terrível a consumia. Dores fortes de perdas, de incapacidade, de fragilidade por muitas vezes nos invade o coração sem que possamos fazer alguma coisa, mas o que nos resta é lutar e confiar, e esperar no Senhor, pois mesmo nos momentos de incapacidade e vulnerabilidade Ele ainda está ao nosso lado pronto para nos dar um forte abraço.

- MARIA AOS PÉS DA CRUZ

João, 19: 25 e 26 – “E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleopas, e Maria Madalena. Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a a sua mãe: mulher, eis aí o teu filho.”

Como pode uma mãe aguentar estar ali nessa hora? Somente uma mulher como Maria conseguiria tal coisa. Ela queria estar perto do filho amado naquele momento tão triste e horrendo. Ela precisava ficar ali mesmo para de alguma forma dar a Jesus um conforto naquele momento.

Uma mulher virtuosa sabe que mesmo na dor ela é importante para alguém. Mesmo com o coração em pedaços ela tem um valor inestimável em momentos de angustia de outra pessoa.

- MARIA SEPULTA SEU FILHO

Lucas, 23:53 a 56 – “E havendo-o tirado, envolveu-o num lenços, e pô-lo num sepulcro escavado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto. E era dia da preparação, e amanhecia o sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galileia, seguiram e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos, e no sábado repousaram, conforme o mandamento.

Após a morte Jesus é entregue a sua mãe antes de ser jogado na cavidade do Gólgota, pois pelos costumes da época todo o que morria no madeiro não tinha direito a sepultura. Então deixam que Maria faça suas últimas despedidas a seu filho. Naquele momento ela já está transpassada pela dor, mas ela mesmo assim sabe que não poderia desistir de tentar fazer algo para mudar a situação. Alguém intercede junto a um político da época chamado José de Arimateia, que pede a Pilatos o corpo de Jesus que o dá e assim Maria pode ver seu filho ser sepultado dignamente.

Na manhã de domingo Maria e as outras vão ao sepulcro levando perfumes, unguentos, óleos aromáticos para passar no corpo de Jesus, mas quando elas chegam algo havia acontecido, Ele já tinha ressuscitado dentre os mortos. Ele venceu a morte e todo o inferno e hoje ele procura ainda as mulheres virtuosas.

Entregue sua vida a Jesus e seja uma verdadeira mulher virtuosa na face da terra. Ele, só Ele pode mudar sua condição de derrotada para uma vida vitoriosa, não há outro caminho ou outra pessoa que pode salvar seu casamento, seu filho, sua casa, sua saúde ou mesmo sua vida. Pr. Alexandre Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.