quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Retiro Espiritual de Carnaval dos jovens da Assembleia de Deus Luz para as Nações

O Retiro Espiritual é fundamental para fortalecer a fé das pessoas, pois elas deixam suas preocupações diárias para voltar seu pensamento para o Senhor. Nesses dias de refúgio, os jovens e adultos podem perceber a importância de suas famílias, a valorização das amizades, além de poderem passar pelo “deserto”, entendendo a plenitude da fé. O “deserto” não dever ser visto como algo sem vida, estéril, ou duro de caminhar, mas como algo fértil. E essa fertilidade poderá nos transformar e nos renovar na caminhada. Jesus, em vários momentos, saiu várias vezes para orar, para meditar: “Venham vocês também para um lugar deserto e descansem um pouco” (Mc 6, 31); “Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar”. (Lc 5, 16).

Os Retiros Espirituais, muito importantes para aprofundar a fé em meio à pressão provocada pelo mundo nos períodos de carnaval, deve fazer a Igreja buscar estratégias adequadas para posicionar-se a estas mudanças, dentro da Palavra de Deus, e não dentro de movimentos contrários a ela.
Esse foi pelo menos o propósito firmado pelos 35 jovens da Igreja Apostólica Assembleia de Deus Luz para as Nações de Campos do Jordão, quando trocaram a folia das ruas no carnaval, pela tranquilidade e paz oferecida por um Retiro Espiritual na cidade de São Bento do Sapucaí (SP). Jovens com propósitos, que buscam sentido para a vida, que esqueceram os problemas de casa, vindo buscar Deus.

O evento foi realizado em um sítio na zona rural.  As lindas paisagens vão se descortinando à medida que o local do acampamento se aproxima... o canto dos pássaros, o cheiro das flores, o guincho dos macacos... muito relaxante, sossegado, distante da poluição e do barulho da cidade.

O Retiro começou no sábado (14) às 09 horas da manhã e terminou quarta-feira (18). Durante o acampamento, os jovens aproveitaram a piscina, o campo, o jardim, e muito verde.

No alojamento, os meninos ficaram em quartos separados das meninas, onde deixam tudo bagunçado. Esta é a segunda vez que os jovens fogem da badalação do carnaval.
Ensinamentos de princípios bíblicos através de palestras criativas e bem elaboradas, com temas atraentes foi de fundamental importância na programação desse Retiro, pois os jovens precisam aprender que as decisões da vida não devem ser baseadas em suas emoções, mas sim em princípios da palavra de Deus.

Além de atividades de lazer, participaram de cultos, ministrações, gincanas bíblicas e dinâmicas. Contando com a presença do Apóstolo Maurício e a Bispa Dalessandra, fundadores do Ministério Luz para as Nações à frente da organização, e do líder de jovens, Pastor Clilton, que, durante a ministração, pela graça de Deus, conduziu os mesmos para momentos de oração e intercessão. Momentos que estimularam os jovens a se esquecerem das preocupações alheias e concentrarem seus pensamentos em Deus para buscar sua presença. Criou-se um clima espiritual.


Durante o Retiro, foi destinado um tempo para momentos de lazer, recreação e diversão dos jovens. Procurou-se utilizar muito tempo neste item, não deixando de realizar as atividades espirituais, como palestras e oração, primordiais na realização do Retiro.

O Evangelista Maurício com suas dinâmicas, técnicas e brincadeiras, teve como objetivo fazer com que os jovens vivenciassem situações complicadas do dia-a-dia em um mundo cheio de pecado e concupiscências, demonstrando que possuem características e potencial que receberam de Deus em sua personalidade através do Espirito Santo para vencer os obstáculos e adversidades da vida. Foram incluídas dinâmicas de grupo interessantes na programação. Foi inserido uma competição saudável, formando duas equipes: Brasa Viva, representando as meninas, e Exércitos do Senhor, representando os rapazes. A disciplina no alojamento fez parte das regras da competição. Na verdade, foi uma Gincana Bíblica bem diferente com perguntas e respostas da Bíblia em Slides de maneira criativa e interessante para os Jovens e para estimular a agitação e movimentação durante o acampamento, com a principal intenção de saber se a juventude está em dia com palavra de Deus, e isto, de maneira divertida e engraçada, o que fez muito sucesso.  A competição tornou-se acirrada, quando o pastor Marco Aurélio, o Apóstolo Maurício e a Diaconisa Cida tiveram participação aguerrida.

O Pastor Marco Aurélio, também ministrou sobre o pecado, e outros líderes abraçaram este tema, como o Missionário Rafael.

É preciso muita organização para manter os jovens. Por isso, voluntários da Igreja trabalharam no Retiro. O Cooperador Waldir foi quem fez a ponte entre a Igreja e o Acampamento, não deixando nada faltar. Contou-se também com a presença da Tia Zélia, e as Diaconisas Cida e Eliza, que se preocuparam com a qualidade das refeições, dando a devida assistência. Foram servidas 05 refeições diárias, com muito amor e carinho. Que panqueca saborosa! Que churrasco! Torta de frango!

Durante o Retiro, os jovens foram convidados a deixarem suas preocupações diárias a fim de voltar seu pensamento para o Senhor. Puderam perceber a importância de suas famílias, a valorização das amizades, a paixão pelas almas perdidas, a beleza de servir ao Senhor Jesus e o reavivamento espiritual que todo crente necessita.
Além das orações e momentos de reflexão, divertiram-se muito com amigos. Sem dúvida alguma, foi um evento destinado a oferecer aos participantes muita recreação, edificação espiritual, estudo e meditação, objetivando um contato íntimo com Deus.


Viveram momentos de reflexão todos os dias. Cantaram, assistiram a palestras e participaram de cultos e ministrações. Rotina que emocionou. Saíram aliviados, tiraram um peso das costas. Saíram renovados, graças a Deus. Saíram dali percebendo Deus em cada detalhe. Voltaram para casa diferentes. Quem foi, quer voltar. 

Evangelista Maurício

2 comentários:

  1. gostaria de saber se vai ter retiro espiritual de carnaval 2018 me avise sou evangelista joão de arraial do cabo.22981293521

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo, a paz do Senhor Jesus. Devido os dias de carnaval estarem muito próximos, esse ano não teremos o Retiro Espiritual. Abraços fraternos.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.