sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Coxo da Porta Formosa

"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam" ( At. 3,1-2).

A Palavra de Deus nos diz que Pedro e João subiram juntos ao templo para orar. Pedro era um homem intrépido, prático, realista, enquanto João era um sonhador, idealista e romântico, mas a Palavra de Deus nos deixa bem claro que por serem simples homens eles tinham algo que faziam a diferença, dois homens que fizeram dos ensinamentos do mestre a sua conduta de direção para a vida eterna.

Ou seja, mediram os seus passos em direção ao que Jesus tinha preparado para eles. Nos dias de hoje quantos de nós temos tantas promessas e até o prezado momento ainda nada aconteceu, quantas pessoas até acostumaram estarem cultuando a Deus, mas ainda não tomaram a decisão de deixar Cristo tomar posse da sua vida. Dois homens não aparentando serem ricos fisicamente saem em direção ao templo de Deus na intenção de orar, enquanto um homem carregado por outras pessoas também saiu em direção ao templo, mas não na intenção de orar e sim na intenção de mendigar. Pedro juntamente com João vê a cena de um homem coxo carregado por algumas pessoas, o deixarem bem em frente da porta formosa na entrada do templo.

Quero que você entenda que como esse coxo existe muitas pessoas hoje na igreja que até vão à igreja visto que se sentem bem em estar ali, mas não querem realmente entrar pela Porta Formosa. Para deixar mais claro para você a Porta Formosa ela fazia parte de um conjunto de 12 portas que cercavam as muralhas de Jerusalém e a Porta formosa já pelo nome dela se diz que ela era formosa, por quê? Porque ela media 25 metros de altura por 21 de largura e era toda adornada de ouro e prata e cuidadosamente ela precisava de cerca de 20 homens para abri-la e fechá-la. Ela era como uma grande fonte de riqueza estampada em uma porta. Aquele coxo e aquela porta era um grande contraste entre a fortuna e a miséria, de um lado uma porta de ouro e prata e de outro um coxo pedindo uma esmola.

O interessante é que esse coxo não passava por ela e sim era posto a porta, ou seja, do lado de fora, quem sabe ele nunca viu o outro lado, nunca presenciou com seus olhos o outro lado porque estava limitado a ficar do lado de fora. Muitos até encontram a porta, mas não querem ou não podem entrar por ela seja lá por qualquer motivo. Esse coxo como todos enfermos daquele lugar começaram a se agarrar pela fé em Jesus para que eles pudessem ser curados e libertados. Quem sabe esse coxo, quando Jesus ainda fazia sinais e maravilhas se apoiou a sua fé de ficar ali pelas portas do templo para que se por ventura Jesus passar lhe desse a cura de sua paralisia. Mas creio que num certo dia quando chegava ao templo ficou sabendo que aquele em que depositava a confiança tinha sido cruelmente crucificado e que agora deveria se contentar em somente ficar a porta esperando receber uma esmola.

Talvez diante de tanta tristeza e amargura que o rodeava por causa da situação e por causa dos comentários esse homem ficou convencido de que a sua vida seria para esse fim. Quantas pessoas nos dias de hoje se contentam em comer das migalhas que caem da mesa e não têm coragem de comer o pão que está sobre a mesa. Quero dizer para você que está lendo esse estudo que você possa ter a certeza que o que está atrás dessa porta é para você também. Quem passasse por aquela porta era honrado, tinha honra, mas quem não passasse por ela era desprezado, esquecido, escarnecido, hoje é o que acontece em nosso meio estamos tão acostumado com poucas coisas que não queremos nem dar uma espiada no outro lado da Porta.

Deus quer fazer coisa grandes e firmes que não sabemos em nossas vidas ,mas estamos sempre nos limitando a sua direção ,sei que esse homem tinha uma deficiência física que pelos costumes judeus o impedia de entrar no templo mas e você o que é que impede de você se entregar a Deus completamente, seria o medo ,seria as provações, seria as cicatrizes que ainda teimam em acompanhar ,o que te impede, a porta ela está a sua frente o que é que pode te impedir, que seja andando, que seja correndo, que seja chorando ou mesmo se rastejando ,entre por ela e tome posse do que é seu por direito, tome posse do que Deus tem preparado para você.

De repente o pobre homem que já tinha pedido muitas esmolas para tantas pessoas e recebia por causa da misericórdia e compaixão dos outros agora estendeu a mão para dois homens simples por fora mais diferentes por dentro. Quando ele estendeu a mão para pedir uma esmola, Pedro e João fitando os olhos firmemente nele lhe disse olha para nós! E o coxo prestando atenção nos dois ouviu Pedro dizer a ele “Não tenho ouro e nem prata” que desapontamento para esse coxo que esperava somente uma esmola ou um favor como disse esperando receber alguma coisa que já tantas vezes recebeu ali diante da Porta Formosa, o que a princípio quero que os irmão entendam pedir alguma coisa para um homem normal é receber também coisas normais, mas pedir algo para um homem de Deus ou uma mulher Deus as vezes é receber algo muito além do que você espera, esse coxo estendeu a mão a muitas pessoas, umas não deram nada mas outras deram somente uma esmola ou um favor, uma coisa é certa que ele agora estendeu a mão para dois homens cheio do Espírito Santo, cheio de poder sabe porque ,porque estavam na graça de Jesus Cristo, optaram em render completamente a sua vida a Cristo dando bons testemunhos fazendo a sua vontade antes não se entregaram a vaidade e nem a cobiça, se desviaram do pecado da injustiça e andaram conforme a vontade de Deus.

Assim meu irmão, é o que Deus vai fazer na sua vida quando você se conscientizar que Deus tem que ser o Senhor da sua vida, será quando o Espírito Santo possa repousar plenamente no seu coração, assim os milagres vão acontecer ao seu redor. Os dois discípulos saíram na intenção de entrar no templo para orar, não era a sua intenção de sair do seu lar em direção ao coxo mas no meio do caminho Deus tinha tudo preparado então se coloca na brecha porque chegou a hora de Deus te usar.

Não tenho ouro e nem prata, mas o que tenho isto eu te dou. A única coisa que faz a diferença de um homem normal de um espiritual é a promessa da efusão do Espírito de Deus na sua vida meu irmão, somente isto faz de um simples mortal a um instrumento de Deus.

Em nome de Jesus cristo o nazareno levanta e anda! Deus quer dizer pra você hoje que o seu lugar é dentro da Porta Formosa e não se rastejando por ai ajuntando adjetivos ao seu nome como desprezado e humilhado entenda meu amado(a) que Deus tem sempre o melhor para você e o melhor de Deus está a sua frente chegou a hora da mudança, todos olhavam para o coxo de cima para baixo, talvez é assim que olham para você mas se você atender ao chamado de Deus tudo irá mudar a partir de hoje.

Pedro até ajudou o coxo levantar mas entenda quem fez a realização de seus sonhos acontecer foi Jesus, o firmamento das suas pernas foi Deus e daí em diante tudo novo começa na vida desse homem. Alguns historiadores dizem que esse coxo tinha 40 anos de idade. Quarenta anos de humilhação de apontamento, mas que agora a unção na vida de dois simples homens que aceitaram o chamado de Deus mudou completamente a sua história. Um homem que vivia do lado de fora no chão, agora estava andando e louvando o nome de Jesus e agora vem o mais interessante o homem que vivia do lado de fora da porta formosa agora junto com Pedro e João entram pela porta formosa para tomar posse do que é seu. Isto é para a tua vida meu irmão, seu lugar é dentro do templo passando pela porta formosa e tomando posse daquilo que é seu por direito. Chegou a hora meus irmão de entrarmos pelas portas e não pelos fundos, Jesus é a porta entre por ela e tome posse daquilo que Deus tem preparado para você.

Willian Lopes Meira

5 comentários:

Deixe aqui seu comentário.