sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Deus sofredor


“Mas tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade” (Sol. 86,15).


Amados, hoje quero meditar sobre o Deus sofredor. Sim, é isso mesmo: Deus sofredor! “Mas tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, SOFREDOR, e grande em benignidade e em verdade” (Sl. 86,15).Piedoso e benigno é o Senhor, SOFREDOR e de grande misericórdia” (Sl. 145,8). Quando li esses versículos, fiquei muito surpreso. Quem diria, Deus que sofre? Mas, como? Que quer dizer sofredor? Assim, deixo aqui minhas reflexões a respeito.

Primeiramente, procurei conhecer o significado, segundo o dicionário Aulete, da palavra sofredor: padecedor, padecente, aquele que sofre dor. Seu antônimo: bem-aventurado, feliz.

Reportei-me então, no primeiro livro da Bíblia, Gn. 3,16-17: “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua DOR, e a tua conceição; com DOR terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz da tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela: maldita é a terra por causa de ti; com DOR comerás dela, todos os dias da tua vida”.

Na verdade, quem vai sofrer essas dores, é Deus!

Em Ex. 34,6-7 onde diz: “Passando, pois, o Senhor perante a sua face, clamou: Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos, e sobre os filhos dos filhos, até a terceira e quarta geração”, Deus está concedendo a Moisés uma visão de seu amor! A glória de Deus é revelada através da sua misericórdia, graça, compaixão, fidelidade, seu perdão e justiça. Devido à sua grande compaixão, na verdade, quem sente essas dores todas, é Deus, pois, veja: Compadecer: padecer com; sofrer dor alheia, sentir compaixão de, participar dos sofrimentos alheios, condoer-se. É o que Deus sente e faz! Ele foi o primeiro a sentir as dores do homem; o Deus que sofre!

Mais do que isso, segundo Is.53,3-5, “Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos: e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si: e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

Ele sofre! Ele é o Deus sofredor, o Homem das dores! O nosso Senhor das dores! Não tem o que falar. A Bíblia fala por si mesma.

Pb. Maurício

Um comentário:

  1. DEUS SOFREDOR QUE DISSE QUE DEUS AMAR .POIS QUE AMA SOFRE É QUEM É AMADO NÃO ,QUE VE,DEUS AMOU O MUNDO(HUMANIDADE) DE TAL MANEIRA.....JOAO 3.16 / I CORINTIOS 13.1-4 AMOR SOFRENDO....ROMANOS 5.8 QUEM AMA PROVA QUE AMA.QUEM É AMADO SÓ RECEBE..QUE VE ...BOMBONS, FLORES,PRESENTE..ETC....DEUS É AMOR.QUEM AMA SOFRE...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.