sábado, 17 de setembro de 2011

Tosquiadores de ovelhas

Toda ovelha chega a uma época que a sua lã cresce; e cresce muito. O crescimento da sua lã acaba por lhe trazer alguns problemas que precisam ser tratados: fica pesada demais e tem dificuldade de se movimentar e fica vulnerável aos carrapichos e outras pragas da vegetação.
Sabendo disso, o seu pastor prepara-se para um momento muito importante. Importante para a ovelha e importante também para ele, pois a lã que será tirada da ovelha lhe servirá de sustento nos próximos meses; todavia esta tosa tem que ser feita com responsabilidade para que não venha prejudicar as ovelhas. Muitos criadores de ovelhas fazem isto pessoalmente, mas outros, por não terem experiência no assunto ou não terem tempo para o fazerem, acabam contratando tosquiadores profissionais para fazerem o serviço. Todavia a pessoa que irá tosquiar as ovelhas precisa ter no mínimo "consciência", para que possa fazer a tosquia com "responsabilidade", de uma maneira que venha beneficiar o pastor das ovelhas, mas sem prejudica-las. A lã não pode ser retirada toda! É necessário que o tosquiador deixe um pouco de lã para a ovelha, pois as condições climáticas não é ele quem determina; e, se nos próximos dias o tempo mudar e fizer frio, a ovelha tem que ter um pouco de lã para se aquecer e não morrer de frio.
O problema é que normalmente o tosquiador contratado ganho por quilo de lã tirada; ou seja, o salário é combinado em cima de uma porcentagem do que é tirado e desta maneira quanto mais ele tira, mais ele ganha. Assim, muitos tosquiadores que não entendem nada de tosquia e que são gananciosos demais estão prejudicando o rebanho, pois tiram toda a lã da ovelha, não dando chance para ela se defender de uma possível noite fria. Tais homens só pensam no seu lucro. Em quanto irão levar no final do seu dia. Não estão preocupados com o bem estar das ovelhas, pois estas não são suas mesmo, não estão nem aí para o rebanho e com esta filosofia de trabalho (se é que podemos chamar isso de trabalho), acabam judiando das ovelhas; pois além de tirarem toda a lã parecem que querem tirar até o coro (a pele), e o resultado disto é que no final de uma tosquia muitas ovelhas às vezes saem machucadas. O que estamos vendo hoje em dia nos púlpitos de algumas igrejas é de causar preocupação!Tosquiadores profissionais que não sabem nada de tosquia, tirando toda a lã das ovelhas, fazendo votos assustadores e dizendo que Deus quer o teu "TUDO". Tais homens pedem tudo mesmo, a tua casa que você conquistou com tanto trabalho, o teu carro, todo o teu salário, todas as tuas economias, eles dizem: Quem tem fé para entregar o seu TUDO!
Contratados por pastores irresponsáveis, estes tosquiadores tiram até a última moeda das pessoas, não se preocupando em deixar pelo menos o dinheiro da condução para elas voltarem para casa; não entendendo que assim como as condições climáticas não é o homem quem determina, assim também as condições de vida de cada pessoa não são determinadas por nós e sim por Deus; e, nós como pastores, devemos fazer a tosa das ovelhas, porque isto é bom para elas e também para nós, mas fazer com temor e tremor diante de Deus preocupando-nos em não tirar o coro delas e não machuca-las e entendendo que amanhã poderá vir uma noite fria (dias difíceis) na vida destas pessoas e que elas precisam ter alguma lã (dinheiro) para se aquecerem. Caro amigo PASTOR, não entregue o seu rebanho nas mãos destes tosquiadores que se acham profissionais, mas que não sabem nada de tosquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.